Wednesday, April 17, 2013

Por que minhas fotos tiradas com a Holga 135 sairam borradas?


Um problema frequente entre novos usuários da Holga 135, ou qualquer outra toy camera, é que as fotos do primeiro filme saem todas borradas, desfocadas, sem que esses efeitos fossem desejados.

Isso, normalmente, é causado por que as fotos foram tiradas com "bulb mode" ativado, ao invés do "normal mode".

É de se notar que, ao contrário das câmeras digitais a que estamos acostumados, com as quais é só apontar e clicar, antes de cada foto tirada com a Holga você precisa ajustar manualmente o foco (que possui quatro distâncias focais), a abertura (ensolarado ou nublado) e a velocidade do obturador (normal ou bulb).

Para que suas fotos não fiquem desfocadas, você deve escolher a distância focal apropriada. A Holga 135 possui quatro opções de foco:

  • Retrato: Uma pessoa é o seu ponto de foco, que será cerca de 1m em frente à câmera.
  • Pequeno grupo: O foco será de 1.83m.
  • Grande Grupo: O foco irá se concentrar há 2.74m em frente à câmera. Algo como a distância entre o chão e o teto da maioria das casas.
  • Infinito: Essa opção foca no infinito, e é recomendada se o seu objeto estiver a mais de 6m.


Ou seja, é necessário levar em consideração a distância entre a câmera e o que se quer fotografar. Coisas muito perto, menos de 1m, opte por 'retrato', e assim por diante, até o 'infinito'... Lembrando que você ajusta o foco girando a lente da Holga 135.



Com relação a abertura, deixo minha câmera quase sempre no modo "nublado", permitindo que mais luz incida sobre o filme. E como o próprio nome diz, utilizo apenas a opção "ensolarado" quando realmente é um dia com muito sol. Escolher a opção de abertura certa pode ser a diferença entre uma foto perfeita e uma foto muito escura ou muito clara.

No entanto, o mais importante antes de cada foto é observar a velocidade do obturador. Aqui posso falar por experiência própria, pois a decepção foi grande ao pegar a revelação do meu primeiro filme. Todas as fotos, sem exceção, estavam borradas. Inicialmente fiquei puto com a câmera, achando que ela era a culpada pelas fotos em que pouco se podia identificar. Comecei, então, a procurar pela internet. Acabei descobrindo que a culpa era do 'bulb mode'. Maldito! Veja que, embaixo da câmera, há um botãozinho em que você opta pelo 'N' ou pelo 'B'.

O negócio funciona assim. Se o 'normal mode' (N) estiver selecionado, assim que você apertar o botão disparador, o obturador da câmera se abre e, quase que imediatamente depois, se fecha. No entanto, no 'bulb mode' (B), ao se apertar o disparador, o obturador se abre, expondo o filme a luz, mas ele só se fecha quando você solta o disparador. Ou seja, se entre o apertar e soltar do obturador a câmera ou o objeto se mexer só um pouquinho, a foto irá ficar tremida. Coisa que normalmente não ocorre com o 'normal mode', pois o obturador abre e fecha muito rápido. Para um correto uso do 'bulb mode', recomenda-se fixar a câmera em um tripé e utilizar um cabo de ativação à distância do disparador.



É legal usar o 'bulb mode' para tirar fotos a noite, quando, ai sim, o filme precisa receber muita luz para a foto ficar boa.

Resumindo, antes de tirar uma foto com sua Holga, não se esqueça de tirar a tampa da lente, ajustar o foco, abertura e velocidade do obturador. Boa sorte!

Fontes: Squarefrog, Flickr

1 comment: